NUPEA conclui ações do projeto “Adequação das Boas Práticas de Fabricação na Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri”

_LP10892

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do IF Sertão – PE Campus Ouricuri, concluiu última etapa do projeto de extensão intitulado “Adequação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) na Casa do Mel da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri/PE”. Os docentes do Campus Ouricuri e coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea), Társio Alves e João Paulo Holanda, estiveram presente na Casa do Mel da Agrovila com os alunos voluntários e o bolsista na manhã desta quarta-feira dia 08 de junho.

A ação consistiu em aplicação do Check-List BPF – Inspeção conforme resolução RDC N° 275/2002 da ANVISA, avaliando desde acesso ao layout da casa do mel. O Coordenador do NUPEA, Prof. Társio Alves, relata que essa etapa do projeto era para ter sido feita durante o beneficiamento do mel, entretanto, devido à estiagem prolongada, os apicultores não realizaram colheita do mel, portanto, não foi possível avaliar a parte relacionada aos manipuladores. “O projeto contribuirá para que os apicultores produzam o mel com qualidade, facilitando a comercialização, além de aproximar os alunos ao cotidiano de uma agroindústria apícola”, contou o docente.

Prof. Társio Alves relatou que aproveitando o momento, explicou aos alunos novatos do NUPEA o fluxograma da casa do mel, descrevendo e explicando o funcionamento de todos os equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *