Datafolha: 84% dos brasileiros é favorável à redução da maioridade penal

Foto: reprodução

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14) aponta que 84% dos brasileiros é favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ainda segundo o levantamento, apenas 14% da população é contrária à alteração e 2% não opinou ou é indiferente.

Desde novembro de 2017, data do último levantamento, o índice se manteve estável. Em abril de 2015, a redução da maioridade chegou a ter apoio de 87% dos brasileiros.

Entre os favoráveis à diminuição, 67% acreditam que a medida deve ser aplicada a todos os tipos de crime, enquanto 33% defendem que ele deve valer somente em alguns casos. Em média, a idade mínima apontada pelos entrevistados para que uma pessoa possa ser presa por um crime foi de 15 anos. Para 45%, a faixa etária mínima deveria ser de 16 a 17 anos, já para 28%, de 13 a 15 anos. Uma minoria, de 9%, acredita que a idade mínima ideal é de 12 anos. Outros 15% defendem que uma pessoa, para ser presa, tenha pelo menos entre 18 e 21 anos.

Mais mulheres contra a redução

O levantamento revelou que, no comparativo entre homens e mulheres, elas tendem a ser mais contrárias à medida. Cerca de 17% das entrevistadas armou discordar da redução, enquanto entre os homens o número é de 11%.

Segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados com ensino superior não concordam com a alteração. Entre aqueles com ensino médio, o índice cai para 10%

Para 25% dos brasileiros com renda familiar acima de dez salários mínimos a redução da maioridade penal é rejeitada. Somente 12% das pessoas com renda de dois a cinco salários mínimos rejeitam a medida.

O Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades de todas as regiões do Brasil, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (JC Online)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.