Bolsonaro lidera, mas diferença para Haddad cai, indicam Ibope e Datafolha

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (27), véspera do segundo turno das eleições presidenciais, trazem o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, mas os números indicam que diminuiu a diferença sobre Fernando Haddad (PT) na reta final da campanha.

Segundo o Datafolha, Bolsonaro tem 55% das intenções de votos válidos, contra 45% de Haddad. Segundo o instituto, a diferença entre os dois caiu de 18 para 10 pontos percentuais em nove dias.

Já o Ibope diz que Bolsonaro tem 54%, contra 46% de HaddadO instituto aponta que a diferença caiu de 14 para 8 pontos percentuais em quatro dias.

A margem de erro das pesquisas é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. São considerados votos válidos aqueles que excluem brancos e nulos, ou seja, os que necessariamente são declarados a favor de uma candidatura.

É preciso considerar que nas pesquisas de intenção de voto não é possível estimar o índice de abstenção, quando os eleitores não comparecem à votação. No segundo turno das eleições de 2014, a abstenção foi de 21,1% , enquanto, em 2010, 21,5% dos eleitores não compareceram às urnas no segundo turno. (Do UOL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.